Exame Beta hCG: entenda como funciona!

Apesar de o teste rápido, esses encontrados em farmácias, serem uma das primeiras opções para as mulheres que suspeitam de uma gravidez, sempre orientamos que o exame Beta hCG seja realizado.

Fique conosco, pois além de entender as diferenças entre o teste rápido e o exame Beta hCG, vamos falar sobre as dúvidas mais comuns acerca do exame, onde e como ele deve ser feito.

Vamos lá!

 

teste-rápido-gravidez-hcg-beta-farmácia- falso-positivo-negativo-3

 

O que é hCG?

Essa sigla hCG significa hormônio gonadotrofina coriônica, produzido pela mulher durante a gestação, ou então quando possui alguma alteração hormonal grave, em função de alguma doença.

Porém, esse hormônio não está relacionado somente a gravidez, e pode ser identificado em homens e mulheres que não estejam sob suspeita de gravidez.

Quando isso ocorre pode estar relacionado a uma alteração hormonal grave, que deve ser investigada por algum especialista.

 

Como é produzido?

Como já falamos o hCG é produzido pela mulher durante a gravidez, além disso é necessário ainda para a manutenção e desenvolvimento da gestação.

O hormônio gonadotrofina coriônica é produzido pelo trofoblasto, grupo de células do embrião que dá origem à placenta.

Ao passo que, o embrião e placenta se desenvolvem, mais hormônio é produzido e lançado na circulação sanguínea da mulher.

Então, já nas primeiras semanas de gestação, em cada dois ou três dias, os níveis de hCG dobram na corrente sanguínea.

E se, nos primeiros 30 dias de gravidez o aumento do hormônio não estiver ocorrendo, você deve buscar ajuda médica, pois pode existir algo errado com a gestação.

 

Quando o hCG é detectável?

O hormônio gonadotrofina coriônica humana, é detectável a partir da terceira ou quarta semana de gestação, contadas a partir da data da última menstruação.

Para diminuir o risco de falso-negativo, as mulheres são orientadas a realizar o teste assim que ocorrer o atraso da menstruação.

Segundo a medicina, quando o ciclo menstrual atrasa, os níveis de hCG aumentam, por isso, são detectáveis por exames de sangue e urina. Recomenda-se esperar 10 dias de atraso menstrual, assim evita-se o resultado falso.

Existem duas maneiras de avaliar a presença do HCG: o exame Beta hCG qualitativo e Beta hCG quantitativo.

 

Diferenças entre os exames:

BhCG Qualitativo: não fornece valores, revela somente se há ou não o hormônio hCG circulando no sangue da mulher.

BhCG Quantitativo: é o exame de sangue, são informados valores, geralmente em mili unidades internacionais por mililitro — mUI/ml —, onde a maioria dos laboratórios considera gravidez quando os valores estão acima de 25 mUI/ml.

 

Como é realizado o exame BhCG?

Para a realização do exame BhCG é necessária a coleta de sangue e não é necessário estar em jejum. A coleta de sangue varia de 5 a 10 minutos para ser realizada.

O exame não possui contraindicações, é seguro, não apresenta nenhum risco para a saúde da mãe ou do bebê.

Para isso, busque um laboratório de sua confiança. Hoje também é possível solicitar a coleta em casa, dependendo da cidade que você mora, alguns laboratórios disponibilizam dessa prática.

Qual a diferença entre hCG e Beta hCG?

Bom, como já falamos o hCG é o hormônio produzido pela mulher em situação de gravidez.

Esse hormônio é composto de duas moléculas, uma chamada de subunidade alfa (fração alfa) e a outra subunidade beta (fração beta).

A subunidade alfa tem sua estrutura similar a outros hormônios, e a subunidade beta é única, não existe em outro hormônio.

Por isso, os laboratórios pesquisam apenas a fração beta, por ser única, diminui o risco de reação cruzada com outros hormônios refletindo na baixa ocorrência de falsos positivos.

teste-rápido-gravidez-hcg-beta-betahcg-bhcg-2

 

Como interpretar o exame BhCG?

A maior parte dos exames de sangue detecta níveis mínimos de BhCG de 5 mUI/ml, mas existem testes mais sensíveis capazes de detectar a presença de até 1 mUI/ml.

Seguem abaixo valores de referência utilizados pela maior parte dos laboratórios, confira:

  • BhCG abaixo de 5 mUI/ml: resultado é negativo, não existe gravidez.
  • Entre 5 e 25 mUI/ml: resultado indefinido, pode ser o caso de uma gestação muito recente, onde ainda não houve tempo para produção de hCG, quando ocorrer é preciso repetir o teste depois de três dias.
  • Acima de 25 mUI/ml: resultado é positivo, ou seja, indica gravidez.

A maioria dos laboratórios usa o valor de 25 mUI/ml como limite para indicação de uma gravidez, quando se trata do exame BhCG.

 

É possível que o exame acuse falso positivo ou negativo?

Pois bem, ambas as situações são possíveis. Por exemplo, os casos de falso positivo são raros, porém podem ocorrer.

Veja abaixo situações onde o falso positivo é detectado:

  • Morte fetal, que ocorre após a chegada do embrião ao útero;
  • Tratamentos para engravidar, pois a mulher pode utilizar medicamentos a base de hCG;
  • Mononucleose recente;
  • Menopausa;
  • Além de tumores ou patologias (mola hidatiforme, invasiva, coriocarcinoma e tumor trofoblástico de sítio placentário)

Já as principais causas para o falso negativo, são:

  • Exames realizados precocemente;
  • Mulheres com ciclo menstrual irregular;

É preciso sempre buscar o acompanhamento de um especialista.

 

Qual a diferença do exame BhCG e teste rápido?

Os testes rápidos são os mais populares entre as mulheres que buscam detectar uma possível gravidez, por ser mais rápido e simples.

Porém, esse teste realiza uma análise qualitativa, não analisa valores ou quantidade de hormônio presente no corpo. Ele é feito a partir de uma amostra de urina.

Já o exame BhCG é quantitativo, ou seja, aponta dados específicos relacionados a quantidade de hormônios e número de semanas, por exemplo.

A diferença entre ambos os testes, é sobre o quanto um é mais completo que o outro. Os testes de farmácia podem ser confiáveis, mas o exame BhCG é muito mais seguro.

Por isso, orientamos:  no caso de suspeita de gravidez, mesmo que você realize um teste rápido, procure orientação médica e siga todas as recomendações.

 

Sobre a Indavidas

Indavidas, fundada em Indaial-SC, atende seus clientes físicos ou jurídicos, oferecendo os melhores produtos no segmento hospitalar e de diagnóstico, conta com mais de mil itens certificados segundo os padrões nacionais e internacionais.

Visamos sempre o melhor para nossos clientes, buscamos constantemente novidades tecnológicas para oferecer produtos e serviços de alta qualidade.

Além de venda de produtos, disponibilizamos alguns itens para aluguel.

Quer saber mais?

Fale conosco!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça parte da nossa comunidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Sugestão de leitura

Faça parte da nossa comunidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Sugestões de leitura

Veja Também