Icterícia é definida como a presença de uma cor amarelada na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos.
Causas
A bilirrubina é formada principalmente a partir da morte de glóbulos vermelhos presentes no sangue. Este processo de destruição ocorre nas células do baço, fígado e medula óssea.
Em condição habitual praticamente toda bilirrubina produzida é levada para ao fígado pela corrente sanguínea e sua eliminação se dá para o intestino através das vias biliares, após o seu armazenamento na vesícula biliar. No entanto, quando ocorre alguma anormalidade em qualquer etapa deste processo, pode ocorrer o acúmulo dessa substância no corpo, provocando icterícia.
Sintomas de Icterícia
A icterícia é uma condição que pode aparecer repentinamente ou desenvolver-se lentamente com o tempo. Os principais sinais e sintomas da icterícia costumam incluir:
- Pele amarelada
- Esclera (a parte branca do olho) amarela.
- Cor amarela na parte de dentro da boca
- Urina de cor anormal – em geral em tons mais escuros
- Fezes esbranquiçadas ou cor de barro.
Diagnóstico de Icterícia
Após realizar o exame físico no paciente, o médico poderá solicitar a realização de alguns exames, a começar por exames de sangue, de bilirrubinas e testes de função hepática.
Entre os exames que podem ser pedidos estão:
- Painel do vírus da hepatite para procurar infecção no fígado
- Testes de função hepática para determinar se o fígado está funcionando bem
- Hemograma completo para verificar baixa contagem de glóbulos sanguíneos ou anemia
- Ultrassom abdominal
- Tomografia computadorizada abdominal
Tratamento de Icterícia
O tratamento da icterícia depende única e exclusivamente da causa subjacente. Tendo sido estabelecido o diagnóstico, todo arsenal terapêutico será dirigido para a resolução da doença que levou à icterícia. E este tratamento pode ser feito com o paciente hospitalizado ou em casa com acompanhamento regular em consultas médicas.