O tubo EDTA, possue a tampa lilás, logo, é utilizado em bancos de sangue ou laboratórios de análises clínicas.
O EDTA é jateado na parede do tubo. É o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia, pois preserva a morfologia celular.
Nesse artigo, vamos falar dos tipos de tubos, em específico sobre os tubos EDTA. Acompanhe a leitura!
Tipos de tubo para coleta de sangue
Provavelmente você já foi a um laboratório de análises clínicas e reparou que a amostra de sangue coletada é armazenada em tubos com tampas coloridas, certo?
Logo, esses tubos podem ser de vidro ou plástico, sendo que ainda existe a versão de tubo a vácuo. Esses tubos, podem conter um ou mais aditivos, que sempre estão relacionados ao objetivo do exame ou análise.
Nesse sentido, existem aditivos que geram a coagulação rápida do sangue, aqueles que não permitem a coagulação e ainda aqueles que impedem ou equilibram células, ou componente específico.
Tubos de coleta de sangue: aditivos e uso laboratorial
Em síntese, os tubos são feitos para realizar coleta, transporte e processamento de amostras de sangue.
Como mencionado anteriormente, os tubos em sua maioria contém aditivos que aceleram ou evitam a coagulação.
Ou seja, o aditivo, é, uma forma encontrada para preservar as amostras coletadas, garantindo assim o processamento correto de cada exame ou análise.
Enquanto um tubo com aditivo coagulante, produzirá amostra de soro, depois da separação do sangue por centrifugação. Já um tubo com aditivo anticoagulante, produzirá uma amostra de plasma, após centrifugado.
Uso de cores para identificação dos tubos de coleta de sangue
Conforme falamos, a coleta de sangue é um procedimento comum em análises clínicas. Contudo, existem muitos fatores que podem interferir nos resultados de exames, como, por exemplo, a qualidade dos tubos, condição do paciente, a forma pela qual os procedimentos para coleta são efetuados, produtos utilizados.
Por isso, é muito importante ter atenção e executar todos os procedimentos corretamente, e reduzir esses fatores é uma das ações previstas, garantindo assim a integridade dos resultados.
Porém, quando falamos dos tubos de coleta de sangue, é verdadeiro afirmar que os mesmos passaram por uma evolução, nos últimos anos.
Sendo assim, os tubos são separados por funções, aditivos e para facilitar a identificação, usa-se cores nas tampas.
Confira os tubos de coleta e suas cores e aplicações:
Ativador de coágulo, tubo com tampa vermelha. Com ativador de coágulo (sílica) jateado na parede do tubo, acelerando o coagulo da amostra. Podem ser utilizados para: tipagem ABO, RH, pesquisa de anticorpos, fenotipagem eritrocitária e teste de antiglobulina direta.
Ativador de Coágulo + Gel, tubo com a tampa amarela. Com ativador de coágulo jateado na parede do tubo, acelera a coagulação. Contem também o gel separador, para obter soro de melhor qualidade. É utilizado em bioquímica, sorologia, imunologia, marcadores cardíacos e tumorais.
Citrato de Sódio, tubo com tampa azul. É utilizado em coletas de sangue para análise de coagulação, e por isso, possuem anticoagulante e citrato de sódio.
EDTA, tubo com a tampa na cor rosa ou lilás. Esse tubo tem suas paredes jateadas com EDTA, são utilizados em bancos de sangue. O EDTA também é anticoagulante, recomendado para rotinas de hematologia, por preservar a morfologia celular.
Fluoreto de Sódio + EDTA, tubo com a tampa na cor cinza. Por conter fluoreto de sódio com EDTA, é indicado nas coletas de sangue para exames de glicemia.
Heparina de Lítio, tubo com a tampa verde. A Heparina de Lítio é jateada na parede do tubo, esse aditivo, á anticoagulante, ativa enzimas antiplaquetárias, bloqueando a coagulação.
Sem Aditivo, tubo com a tampa branca. Esse tubo é utilizado como tubo de transporte para amostras.
O que é EDTA e para que serve?
A sigla EDTA no inglês significa: ethylenediamine tetraacetic acid, que traduzido para o português ácido etilenodiamina tetra-acético.
Trata-se de um antigoagulante, bastante utilizado na hematologia, ou seja, para exames como hemogramas, pois consegue preservar a morfologia das células por mais tempo.
Para isso, é preciso respeitar a quantidade correta do reagente, comumente utilizado na proporção de 0,1 mL de EDTA para 5 mL de sangue.
Existem três tipos de EDTA, veja:
- Sal Dissódico (Na2EDTA)
- Dipotássico (K2EDTA)
- Tripotássico (K3EDTA)
O EDTA é usado desde os anos 50, e como já vimos a sua função é impedir a coagulação, isso por meio da remoção do cálcio do sangue.
A Indavidas possui variedade para tubos de coleta de sangue, e o Tubo EDTA e o Microtubo EDTA estão disponíveis, consulte os valores no site e caso de dúvidas fale conosco.
Sobre a Indavidas
A Indavidas, fundada em Indaial-SC, atende seus clientes físicos ou jurídicos, oferecendo os melhores produtos no segmento hospitalar e de diagnóstico, conta com mais de mil itens certificados segundo os padrões nacionais e internacionais.
Visamos sempre o melhor para nossos clientes, buscamos constantemente novidades tecnológicas para oferecer produtos e serviços de alta qualidade. Clique aqui e saiba mais.